Metáfora cultural: persuasão e revelação

Marcelo Saparas e Sumiko Nishitani Ikeda

Este livro é fruto de um projeto de pesquisa que procura mostrar, de forma clara e acessível, como o estudo da metáfora pode ser utilizado na tradução de títulos de filmes americanos do inglês para o português e como essas metáforas, influenciadas pela cultura local, podem persuadir o leitor. A pesquisa na qual o livro foi baseado teve o aporte teórico da gramática sistêmico-funcional.

A metáfora é um recurso que vem sendo utilizado desde os primórdios e tem despertado o interesse não apenas de pesquisadores e linguistas, mas também de profissionais, professores e aprendizes, de áreas como psicologia, filosofia e lexicologia. Nesse contexto, esta obra aparece como um instrumento útil para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos da metáfora cultural. O livro também fornece uma breve introdução a conceitos como a metonímia e a persuasão.

Ademais, o livro traz um apanhado das últimas pesquisas sobre a metáfora, metonímia e as relaciona com as escolhas linguísticas que envolvem os processos persuasivos.

Ir para Lançamento de Livros


Pontes Editores Arte em Pedra UFES Parábola Editorial SBS Livraria Internacional
Sheraton Arte em Pedra Tia Zirinha Turismo
Gran Café V1 Estúdio Tuty